terça-feira, 21 de abril de 2009

Terminologia Biogeográfica - Áreas Core e faixas de Transição


A Biogeografia é um ramo da geografia física que possui vários termos e uma linguagem própria que lhe confere grande academicidade. Um dos grandes estudiosos da linguagem biogeográfica é o célebre professor Aziz Ab’Saber, que ao estudar os conjuntos vegetacionais do Brasil tropical, em conjunto com os aspectos climáticos e geomorfológicos, pode conceituar os domínios morfoclimáticos do país, e desta forma, pode elaborar uma divisão dos complexos paisagísticos do território brasileiro.

Para descrever cada domínio morfoclimático, Aziz Ab’Saber usou os conceitos de “Áreas nucleares” ou “área core”, e de “faixas de transição”. Estes termos são fundamentais para se estudar os domínios morfoclimáticos do Brasil.

Áreas nucleares ou áreas core refere-se a porção territorial onde predominam as características principais de um determinado bioma; ou seja, é a área onde os conjuntos faunísticos e florísticos de um dado ecossistema formam uma paisagem homogênea e que reúne as principais características fisionômicas deste bioma.

Já o termo “Faixas de transição” refere-se a faixas territoriais onde a paisagem é bastante complexa e mais heterogênea, apresentando elementos característicos de duas ou mais formações vegetacionais, ou seja, se configura em uma grande faixa diferenciada, que separa dois biomas distintos.

Estes dois termos, área core e faixas de transição, são antagônicos e complementares, e, contudo, são fundamentais para aqueles que querem se aventurar em conhecer e estudar os grandes complexos paisagísticos presente no território brasileiro.

3 comentários: