sábado, 3 de março de 2012

Antonio Christofoletti


Antonio Christofoletti nasceu no dia 13 de junho de 1936, em Rio Claro, São Paulo, filho de imigrantes italianos, e faleceu em 11 de Janeiro de 1999, em sua cidade natal, onde trabalhou e escreveu suas principais obras.
Em 1975, ingressa como professor adjunto da UNESP de Rio Claro, por concurso e, em 1979, também por concurso, torna-se professor titular do Departamento de Geografia e Planejamento daquela universidade.

seu empenhou consistiu na divulgação da Teoria dos Sistemas no âmbito de suas aplicações na Geografia, tanto em sua vertente social quanto física, onde deixou seguidores e criou uma tradição de estudos, principalmente dentro da Geografia Física. Foi muito querido na Instituição onde atuou, e a uma das suas preocupações e esforços foi divulgar textos fundamentais da geografia, sobretudo da geomorfologia. Deixou muitos artigos e uma grande acervo e contrubuiu para que a biblioteca da UNESP de Rio Claro, tivesse um dos maiores acervos da América Latina. Deixou também uma ampla Boblioteca, que hoje está disponivel para consulta no IG da UNICAMP, em Campinas.


Obras principais:
Geomorfologia
Sistemas de Informação Geográfica: Dicionário Ilustrado (em parceria com Armandio L. de A. Teixeira)
As características da nova geografia. In Perspectivas da geografia.
Modelagem de Sistemas Ambientais
Análise de Sistemas em Geografia
Geomorfologia Fluvial

Nenhum comentário:

Postar um comentário