quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Geopolítica.

Geopolítica é uma ciência interdisciplinar que estuda os Estados Nacionais como entidades que se relacionam hierarquicamente, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas — como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, etc...

É o estudo da estratégia, da manipulação, da ação. Estuda o Estado enquanto organismo geográfico, ou seja, é o estudo da relação intrínseca entre a Geografia e o poder.

Método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana para orientar a ação política do Estado.

A Geopolítica não deve ficar restrita apenas aos acadêmicos especializados, geógrafos ou não; é um conhecimento ao alcançe de todos. É fundamental para compreender o mundo contemporâneo.

Um comentário:

  1. Desculpa, mas o seu conceito sobre geopolítica na parte inicial do seu comentário está equivocado, o que você escreveu inicialmente é conhecido como geografia política, pois essa é a ciência que estuda as questões referentes as unidades físicas e caracterizações territorias de cada país. Já a geopolítica é uma outra ciência, até vista como pseudo ciência, pois estuda as relações entre o espaço e o poder, ou seja, as dominações de Estado para Estado utilizando-se dos conhecimentos da geografia política, os atrativos físicos de um país em questão.

    ResponderExcluir