Yves Lacoste, nasceu no Marrocos, em Fez, em 1929. Geógrafo e Historiador francês. É professor da Sorbone, e especialista no tema "Subdesenvolvimento". Seus estudos são centrados em geografia economica e social, assim como geopolítica e história e geografia dos países em desenvolvimento. Fez duras críticas à epistemologia da geografia, criticando a "geografia tradicional francesa" e também Vidal de La Blache, em seu livro mais célebre e clássico, "A Geografia, serve em primeiro lugar, para fazer a Guerra". Livro bastante polêmico, de início funcionou como uma bomba-atômica sobre os principais acadêmicos franceses, que relutaram em ler o subersivo "livro da capa azul". No entanto, as críticas elaboradas por Lacoste eram contundentes e não podiam mais ser ignoradas, e assim, o autor contribuiu para derrubar o paragima da geografia regional francesa, se tornando um dos principais teóricos da geografia moderna.
É um dos fundadores da Revista HÉRODOTE, em 1976, onde, junto com outros teóricos de destaque na França defende e difunde sua metodologia geográfica.
Algumas de suas principais obras são:
Mais:
link para "A Geografia, isso serve em primeiro lugar, para se fazer a guerra". Livro on-line.É um dos fundadores da Revista HÉRODOTE, em 1976, onde, junto com outros teóricos de destaque na França defende e difunde sua metodologia geográfica.
Algumas de suas principais obras são:
- Os Países Subdesenvolvidos, 1959.
- Geografia do subdesenvolvimento, 1965.
- A Geografia, isso serve em primeiro lugar, para fazer a Guerra, 1976
- Funda a Revista "HÉRODOTE", em 1976
Mais:
link para "Revista Hérodote" em Francês.
Gostei do site e usei ele para minha pesquisa, mais eu gostaria de um que fosse mais detalhado sobre o que que Lacoste contribuiu para a geografia moderna. Poderia me indicar o site / livro em que você achou essas informações?
ResponderExcluirObrigada !
Há um link que permite acessar o livro do Lacoste. E só acessar e ler on-line.
ResponderExcluircomo posso conseguir esse livro a geografia do subdesenvolvimento?
ResponderExcluirou pelo menos queria saber sobre o que ele fala.
wlw
[b][red]aquie tem tudo o que eu queria o melhor não é tão grande como eu pensei^^
ResponderExcluirSou professor de Geografia e achei o site mto bom, alias, excelente! Precisamos sempre de um site que mostre a outra face da Geografia, a qual é mascarada pela geografia escolar, como diz Lacoste!Estou atuamente trabalhando o livro de Lacoste "A Geografia - isso serve em 1o lugar para fazer a guerra" no 3o ano do Medio e, meus alunos estão todos muito surpresos e empolgados! Sou louco por Geopolítica!
ResponderExcluirProf.:Jucelio Silva (Recife)
PARA LACOSTE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO QUE O ESTADO E O CIDADÃO COMUM TEM SOBRE O ESPAÇO?
ResponderExcluirPARA LACOSTE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO QUE O ESTADO E O CIDADÃO COMUM TEM SOBRE O ESPAÇO?
ResponderExcluirPara Lacoste, O Estado deve ter conhecimento aprofundado sobre o Espaço Geográfico, o Estado deve ter seu "Território" todo conhecido, cartogrado, pois todo esse detalhamento permite gerir os Recursos do Espaço, álém de ser fundamental ter esse conhecimento detalhado do Espaço em casos de Guerra. Já para as pessoas comuns (cidadãos)o espaço é algo comum, pode ser seu local de vivência, e o conhecomento das pessoas sobre o Espaço é mais restrito, é o espaço comum, onde as relações entre a sociedade e natureza ocorrem. O conhecimento dos cidadãos sobre seu espaço é mais no sentido de se localizar e se deslocar, sem preocupações estratégicas, como é para o Estado.
ResponderExcluirEspero ter respondido. Dúvidas ou questões, é só entrar em contato.
QUE LACOSTE PROPÕE PARA A CONTRUÇÃO DE UMA VISÃO DO ESTADO QUE SUPERE A DOMINAÇAO DO ESPAÇO?
ResponderExcluirQUE LACOSTE PROPÕE PARA A CONTRUÇÃO DE UMA VISÃO INTEGRADA DO ESTADO QUE SUPERE A DOMINAÇAO DO ESPAÇO?
ResponderExcluirLacoste não faz a discussão neste sentido...Considera-se que o Estado tenha pleno dominío de seu Território.
ResponderExcluirObrigado Thais você e 10 mesmo, gostaria de que você explicase comdetalhe a perguta de lacoste o que ele propoe
ResponderExcluiro que yves lacoste falou sobre geografia e cidade?
ResponderExcluir