quarta-feira, 19 de maio de 2010

Crise

"Vivemos em um mundo confuso, e confusamente percebido" disse Milton Santos sobre o mundo globalizado atual; assim como vivemos um período que é uma crise.
O atual mundo globalitário, é cheio de fábulas, e de perversidades, devido ao poder do capital e de seus atores hegêmonicos. A mídia sustenta essas fabulações, e apesar do acesso à informação, as pessoas não são tão bem informadas como pensam ou como nos fazem crer. Erguem-se enormes mitos sobre o mundo de hoje, fato que torna nossa percepção de mundo ainda mais confusa.
E assim, vivemos em crise.
As Crises Econômicas, tomam destaque nos telejornais, na internet, e em diversos outros meios de comunicação de massa. As pessoas comuns, nas ruas e nos lares, conversam sobre as crises (do capitalismo); crises que mal sabem explicar, ou localizar no globo. E, o que é pior, as pessoas aceitam as opiniões formadas de "especialistas e comentaristas" sobre a "tal atual" crise, que é inerente ao sistema capitalista; sem ao menos fazer uma crítica ao atual sistema, ou ver as crises a partir da perspectiva da luta de classes.
Desse modo, sem compreender as estuturas do capitalismo e sem visão de classe, o mundo segue em suas suscessivas crises. E as crises, acabam sendo boas para os donos do poder hegemônico global, que obtem enormes somas de capital.
Mas, qual é a Crise que vivemos hoje? Será ela apenas fruto do mal funcionamento da econômia?
Precisamos nos ater mais sobre a Crise que afeta nosso dia a dia no planeta.
Se cremos que as crises são apenas fruto da economia global, isso por que nós, que nos tornamos cidadãos-consumidores, não conseguimos consumir os super produtos, das super-produções do capitalismo; que precisamos trabalhar mais e com mais empenho para superar a sempre atual crise; vamos continuar iludidos, vivendo de super fabulações escritas pelo capitalismo financeiro. E continuaremos cegos, confusos e em "crise".
Oh! mundo confuso que deixa os homens em crise!
As crises que vivemos no mundo contemporâneo, são mais profundas e mais difícies de serem compreendidas pela humanidade; apesar de serem facilmente explicadas por algum iluminado na televisão.
A crise que vivemos em nosso vasto mundo sem fronteiras, são mais complexas que um buraco negro no universo.
A crise que nos afeta, é crise política e cultural. É crise de percepção, é crise de idéiais. Falta à humanidade a capacidade de sonhar e lutar por um mundo mais justo, por um outro mundo possível, com liberdade e justiça social e sem diferenças econômicas.
O grande poeta Cazuza está certo quando diz que precisamos de uma ideologia para viver. Uma ideologia e uma filosofia nova, que coloque o dinheiro e as técnicas ao serviço do homem, e não os homens a serviço do dinheiro, e escravo da tecnologia.
Precisamos de novas concepções de mundo, de novos discursos, de um novo paradigma para a humanidade. Caso contrário, continuaremos a viver um período que é uma crise.
Anark Girl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário