sábado, 15 de maio de 2010

Maximilien Sorre (1880-1962)


Max Sorre, foi um grande geógrafo francês, que contribuiu profundamente para a epistemologia geográfica no início do século XX, deixando um importante legado à Geografia.
Discípulo de Vidal de La Blache, Sorre aprofundou o conceito de "Gênero de Vida", muito usado na geografia possibilista francesa, e dentro da geografia Humana e Regional.

Em sua principal obra "Fundamentos de Geografia Humana", Max Sorre conceituou o clima como sendo "A sucessão habitual dos tipos de tempo em um determinado local da superficie terrestre". Mesmo se tratando de um amplo estudo sobre Geografia Humana, Max Sorre transcende a dicotomia entre Geografia Física versus Geografia Humana, e consegue trazer um novo paradigma para os estudos de Climatologia.

Outro conceito importante deixado por Max Sorre, foi o de "Complexos Patogênicos". Este conceito, estudado sob a ótica da Geografia Humana, aproximou a Geografia dos estudos de Epidemiologia, o que levou a Geografia a se ramificar e fazer estudos dentro de uma área denominda de "Geografia Médica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário