segunda-feira, 5 de março de 2012

Tempo e Clima: Conceituação.

É muito comum utilizar os termos clima e tempo (atmosférico) como sendo sinônimos, mas, na verdade temos dois conceitos que são diferentes, e devemos utilizá-los de modo mais adequado. Os veículos de comunicação também utilizam de modo indiscriminado estes termos, contribuíndo para confusão destes termos, e sua apliação como sinônimos. Assim, de forma breve, explica-se estes dois termos.


1-TEMPO= É o Estado momentâneo da Atmosfera, ou seja, é como a atmosfera e seus parametros perceptiveis e quantificáveis se encontra neste momento, sendo passivel de mudanças. Por Exemplo, agora está quente, faz muito calor. Está Nublado; ou, está chovendo.


2-CLIMA= Na definição de Max Sorre "Clima é a sucessão habitual dos Estados médios da Atmosfera, por um periodo longo de observação". Assim, clima, é um conceito mais amplo, que requer medições e observações sistemáticas e temporais, ou seja, requer longo periodo de observação da atmosfera, em seus ritmos e mudanças habituais, repetidas, de tipos de tempo. Por exemplo, em um clima equatorial temos temperaturas médias anuais com pouca oscilação, em torno de 20°C, com indices pluviométricos abundantes e distribuidos ao longo do ano.


Portanto, clima é um conceito que requer a repetição, em ciclos longos, dos tipos de tempo.

2 comentários:

  1. É sempre bom esclarecer as coisas, frequentemente erros conceituais são proferidos pelas pessoas e pela mídia.

    ResponderExcluir
  2. Querida professora,
    Sou uma aluna da sua série e queria dizer que realmente a senhora me surpreendeu , pois , tudo o que a senhora escreveu , me ajudou bastante no trabalho de casa , obrigada e ..... meus PARABÉNS !!!
    Beijos,
    Não gostaria de dizer meu nome , mas , basta a senhora me perguntar na próxima vez que tiver aula , espero que a senhora reconheça o meu jeito de escrever ! hahaha , beijinhos professora......

    ResponderExcluir