quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

As Teorias Geomorfológicas.

-->
O relevo terrestre evoluiu, tendo o aspecto que hoje se vê devido à ação exercida pelos processos morfogenéticos. A paisagem geomorfológica, no entanto, está sempre em evolução, pois os diversos agentes erosivos têm a tarefa diária, ao longo de milhões de anos, de esculpir as formas de relevo.
Para explicar a evolução do modelado terrestre foram criados MODELOS e TEORIAS geomorfológicas. De acordo com CHRISTOFOLETTI, 1980 “cada teoria proposta tenta elucidar os fatos, e com tal finalidade, emprega uma linguagem composta de um vocabulário especifico. Muitas vezes o mesmo termo, em função de teorias variadas expressa noções diferentes”. Assim, é necessário conhecer profundamente as Teorias Geomorfológicas e sua terminologia, e expressar claramente a teoria a ser empregada em uma investigação cientifica.
Há diferentes teorias evolutivas em geomorfologia, associada a bases teóricas que, por sua vez, expressam o conhecimento filosófico de uma época. No caso das teorias geomorfológicas CHRISTOFOLETTI, 1980, afirma que “uma mesma teoria pode possibilitar a construção de vários modelos, que possuem uma função lógica dentro delas, porque são elaborados dedutivamente e permitem que as mesmas sejam testadas”.
Cada pesquisador deve adotar uma concepção filosófica clara, ou seja, adotar uma TEORIA, que de acordo com CHRISTOFOLETTI, 1980, “é o conjunto de conceitos e regras que condicionam todo trabalho cientifico”. Isto permite a cada pesquisador estruturar seu trabalho e nortear seu modelo explicativo sobre a dinâmica evolutiva da paisagem.
Entre as principais Teorias e modelos em geomorfologia destacam-se quatro:
· A teoria do Ciclo Geográfico: proposta por Willian Morris Davis em 1899. Esta teoria considera a evolução do relevo em três fases principais, Juventude, Maturidade e Senilidade.
· O modelo da Pedimentação e Pediplanação: que apresenta os princípios teóricos proposto por DAVIS, mas traz distinções no modo em que evoluem as vertentes e nas pressuposições relacionadas ao nível de base;
· A Teoria do Equilíbrio dinâmico: que considera o modelado terrestre um sistema aberto, em constante troca de matéria e energia com demais sistemas.
· A teoria Probabilística da Evolução do Modelado: que considera a existência de inumeráveis fatores atuantes na evolução do modelado.
Bibliografia Recomendada:
CHRISTOFOLETTI, Antônio, Geomorfologia. São Paulo, Ed. Edgard Blücher, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário