O Ensino Tradicional da Geografia sempre se confundiu com a confecção (exagerada) de mapas. Basta perguntar para muitos alunos e ex-alunos o que é a Geografia, e quase inevitavelmente surge a resposta, "Geografia é o estudo dos mapas". Uma visão genérica e simplista da Geografia, que tem por objeto de estudo o Espaço Geográfico e por objetivo compreender as relações da Natureza e da sociedade com Espaço no qual vivemos.
Essa visão reducionista da Geografia pelos alunos, deve-se, contudo, a forma como a Geografia sempre fora ensinada nas Escolas.
Essa visão reducionista da Geografia pelos alunos, deve-se, contudo, a forma como a Geografia sempre fora ensinada nas Escolas.
O mapa, é apenas uma ferramenta pois é a representação do Espaço. O mapa traz informações relevantes e fundamentais para se estudar Geografia e fundamental para compreender o mundo e as interações entre "Espaço-Sociedade-Natureza" (e isso é indiscutível).
Mas, o Ensino Tradicional da Geografia sempre usou e "abusou" dos Mapas. Muitos professores usam os mapas apenas para ilustrar a aula, um determinado tema ou assunto; e pedem aos alunos para "desenhar e colorir mapas", como forma de se estudar Geografia e assim, decorar informações. Hoje, acredito que é preciso e necessário mudar essa relação do ensino de geografia com os mapas. Sei que isso não é uma tarefa fácil.
Os Mapas trazem muitas informações, e dessa forma, é muito melhor e mais útil ensinar aos alunos a "Ler e a Interpretar os Mapas" ao invés de apenas "desenhar e colorir". Há diversos recursos hoje que permitem isso. Basta apenas, nós, professores de Geografia, mudar de postura, e mudar essa relação, tão "Tradicional" do Ensino de Geografia.
A mudança é necessária para transcender esse tipo de "ensino de geografia", ou continuaremos relegando a Ciência Geográfica está posição que se confunde com a Cartografia, e que não vai atrair os alunos para estudos e leituras profundas sobre os temas de relevância de nossa disciplina.
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