quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Os Domínios Morficlimáticos.

O Brasil, país tropical de grande extensão territorial, apresenta uma geografia marcada por grande diversidade. A interação e a interdependência entre os diversos elementos da paisagem (relevo, clima, vegetação, hidrografia, solo, fauna, etc.) explicam a existência dos chamados domínios morfoclimáticos, que podem ser entendidos como uma combinação ou síntese dos diversos elementos da natureza (principalmente relevo e clima), individualizando uma determinada porção do território (área core ou nuclear de um domínio morfoclimático ou de um BIOMA terrestre).


Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas. Devido à grande extensão territorial do Brasil, encontram-se domínios muito diferenciados uns dos outros. De acordo com o geógrafo Aziz Ab’Sáber (1970), o Brasil apresenta seis principais domínios:


I – Domínio Amazônico – região norte do Brasil, com terras baixas e florestadas, com amplas depressões, e planícies ao longo dos rios, onde se tem um grande processo de sedimentação. Área de clima e floresta equatorial. Apresenta uma fauna bastante exótica e diversificada.

II – Domínio dos Cerrados – região central do Brasil. O relevo predominante é constituído de planaltos com inúmeros chapadões. A vegetação de Cerrado apresenta diferenças fitofisionomicas relevantes. Possui uma fauna singular, com animais de médio porte.

III – Domínio dos Mares de Morros – região leste/sudeste do Brasil, parte do litoral e do planalto atlântico, onde se encontra a floresta Atlântica que possui clima diversificado. Sua fauna apresenta grande biodiversidade e muitas espécies estão ameaçadas de extinção devido a fatores econômicos e a antiga ocupação territorial.

IV – Domínio das Caatingas – região nordeste do Brasil, área de formações cristalinas, com depressões interplanálticas. O clima predominante é o Semi-árido. A Flora é Xerófita, com plantas espinhentas e várias espécies de cactáceas. A fauna é adaptada as condições ecológicas locais.

V – Domínio das Araucárias – região sul brasileira, área nuclear do pinheiro brasileiro (araucária), região de planaltos e de clima subtropical. Devido à exploração econômica (madeira e celulose) pouco resta da mata de araucária. A região apresenta fortes processos erosivos.

VI – Domínio das Pradarias – região sudeste do Rio Grande do Sul. Área de extensos campos (vegetação rasteira) conhecidos como “Pampas gaúchos” e que se estende para outros países da America do Sul. O Clima é subtropical. Área com latifúndios agropastoril.

Entre os seis grandes domínios acima relacionados, inserem-se as faixas de transição, que apresentam elementos típicos de dois ou mais domínios ou biomas. Assim, encontramos paisagens diferenciadas e com características peculiares, como o Pantanal, o Agreste, a Mata de Cocais, as Dunas e a vegetação litorânea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário