segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Visão Sistêmica na Geografia Física – O Geossistema.

A Geografia Física, é o ramo da Geografia que focaliza os atributos espaciais dos sistemas naturais, particularmente na medida em que se relacionam com a sociedade humana. Dessa forma, os estudos de geografia física não podem acontecer de forma isolada, sem deixar de analisar atributos abióticos, bióticos, sociais, econômicos e culturais em todo seu conjunto.

A Geografia Física é uma ciência de grande complexidade, e, portanto, não pode focar os atributos isoladamente, devendo prevalecer uma visão Sistêmica e Integrada nos estudos que tenham por objetivo caracterizar e analisar a estrutura e a dinâmica da paisagem.

A visão sistêmica nos estudos das diversas áreas da Geografia Física foi proposta por SOTCHAVA nos anos 60. Este autor, preocupado com a perspectiva de conjunto de componentes, processos e relações dos sistemas que compõem o meio ambiente, propôs a utilização do conceito de GEOSSISTEMA.

No Brasil, quem se preocupou em estudar e difundir a visão sistêmica, bem como o modelo teórico e conceitual do GEOSSISTEMA na Geografia Física, foi o Professor ANTÔNIO CHRISTOFOLETTI, que, entre seus inúmeros trabalhos destaca-se o livro Análise de Sistemas em Geografia.

De acordo com Troppmair (2002) pode-se dizer que “O geossistema compreende um espaço que se caracteriza pela homogeneidade de seus componentes, suas estruturas, fluxos e relações que integrados, formam o sistema do ambiente físico onde há exploração biológica”. O autor ainda destaca que “embora os geossistemas sejam fenômenos naturais, todos os fatores sociais e econômicos que influenciam este sistema espacial são levados em consideração”.

Quanto às características do Geossistema, Troppmair (2002) apresenta quatro aspectos principais:

1. MORFOLOGIA: é a expressão física do arranjo da disposição dos elementos e da consequente estrutura espacial;

2. DINAMICA: é o fluxo de energia e matéria que passa pelo sistema e que varia no espaço e no tempo;

3. INTERRLAÇÕES: entre os elementos;

4. EXPLORAÇÃO BIOLÓGICA: da fauna, flora e do próprio homem.

Com os atuais problemas sócio-ambientais enfrentados pela sociedade capitalista, os estudos de Geografia Física são de extrema importância, e estes devem contemplar a visão sistêmica e toda a conceituação teórica e metodológica do GEOSSISTEMA.

Bibliografia Recomendada:

CHRISTOFOLETTI, A. Análise de Sistemas em Geografia. Hucitec, 1981.

SOTCHAVA, V. B. O estudo de Geossistemas. Métodos em questão, 16, IG, USP, São Paulo, 1977.

TROPPMAIR, H. Biogeografia e Meio Ambiente. Rio Claro, 2002. 5ª Edição.

Um comentário:

  1. Gostava de saber um pouco da vida (biogafia) do professor Antonio Christofoletti, por causa de um trabalho da universidade, mas nao consigo encontrar nada...
    poderiam-me dar alguma informaçao??
    o meu e-mail é drica_lps@hotmail.com

    ResponderExcluir