A Geografia Física, é o ramo da Geografia que focaliza os atributos espaciais dos sistemas naturais, particularmente na medida em que se relacionam com a sociedade humana. Dessa forma, os estudos de geografia física não podem acontecer de forma isolada, sem deixar de analisar atributos abióticos, bióticos, sociais, econômicos e culturais em todo seu conjunto.
A Geografia Física é uma ciência de grande complexidade, e, portanto, não pode focar os atributos isoladamente, devendo prevalecer uma visão Sistêmica e Integrada nos estudos que tenham por objetivo caracterizar e analisar a estrutura e a dinâmica da paisagem.
A visão sistêmica nos estudos das diversas áreas da Geografia Física foi proposta por SOTCHAVA nos anos 60. Este autor, preocupado com a perspectiva de conjunto de componentes, processos e relações dos sistemas que compõem o meio ambiente, propôs a utilização do conceito de GEOSSISTEMA.
No Brasil, quem se preocupou em estudar e difundir a visão sistêmica, bem como o modelo teórico e conceitual do GEOSSISTEMA na Geografia Física, foi o Professor ANTÔNIO CHRISTOFOLETTI, que, entre seus inúmeros trabalhos destaca-se o livro Análise de Sistemas em Geografia.
De acordo com Troppmair (2002) pode-se dizer que “O geossistema compreende um espaço que se caracteriza pela homogeneidade de seus componentes, suas estruturas, fluxos e relações que integrados, formam o sistema do ambiente físico onde há exploração biológica”. O autor ainda destaca que “embora os geossistemas sejam fenômenos naturais, todos os fatores sociais e econômicos que influenciam este sistema espacial são levados em consideração”.
Quanto às características do Geossistema, Troppmair (2002) apresenta quatro aspectos principais:
1. MORFOLOGIA: é a expressão física do arranjo da disposição dos elementos e da consequente estrutura espacial;
2. DINAMICA: é o fluxo de energia e matéria que passa pelo sistema e que varia no espaço e no tempo;
3. INTERRLAÇÕES: entre os elementos;
4. EXPLORAÇÃO BIOLÓGICA: da fauna, flora e do próprio homem.
Com os atuais problemas sócio-ambientais enfrentados pela sociedade capitalista, os estudos de Geografia Física são de extrema importância, e estes devem contemplar a visão sistêmica e toda a conceituação teórica e metodológica do GEOSSISTEMA.
Bibliografia Recomendada:
CHRISTOFOLETTI, A. Análise de Sistemas em Geografia. Hucitec, 1981.
SOTCHAVA, V. B. O estudo de Geossistemas. Métodos em questão, 16, IG, USP, São Paulo, 1977.
TROPPMAIR, H. Biogeografia e Meio Ambiente. Rio Claro, 2002. 5ª Edição.
Gostava de saber um pouco da vida (biogafia) do professor Antonio Christofoletti, por causa de um trabalho da universidade, mas nao consigo encontrar nada...
ResponderExcluirpoderiam-me dar alguma informaçao??
o meu e-mail é drica_lps@hotmail.com