sábado, 17 de janeiro de 2009

Biogeografia – Definições e Conceitos.

A Biogeografia, como um ramo da ciência geográfica, tem como objetivo estudar as interações entre a sociedade humana e a natureza, a organização e os processos espaciais. Existem várias definições de Biogeografia, dada por diversos autores. Três definições serão citadas como exemplo.

De acordo com Emanuel De Martonne (1954) “A Biogeografia é o estudo da repartição dos seres vivos na superfície da Terra e a análise de suas causas”.

A definição de Biogeografia dada por Brown em 1998 é a seguinte “Biogeografia é a ciência que se preocupa em documentar e compreender os padrões espaciais da Biodiversidade”.

Já Troppmair (2002) define que “Biogeografia estuda as interações, a organização e os processos espaciais, dando ênfase aos seres vivos (biocenoses) que habitam determinado local (Biotopo)”.

A Biogeografia é uma subdivisão da Geografia Física. Por sua vez, a Biogeografia se subdivide em dois grandes subgrupos: FITOGEOGRAFIA (estuda a distribuição geográfica dos seres vegetais) e ZOOGEOGRAFIA (que é o estudo da distribuição geográfica dos animais). Dependendo do enfoque da pesquisa e das formulações de questões essa subdivisão pode ainda sofrer outros desdobramentos. Estas subdivisões podem ser negativas, pois um pesquisador pode-se especializar em apenas um dos subgrupos da biogeografia, perdendo a visão de conjunto, inclusive seu relacionamento com a sociedade humana.

A Biogeografia é uma ciência bastante complexa e vale destacar que a Biogeografia se diferencia de outras ciências, como a Biologia, a Botânica e a Ecologia, por ter sempre seu enfoque voltado para a questão ESPACIAL.

Bibliografia Recomendada:

CAMARGO, J.C.G e TROPPMAIR, H. A Evolução da Biogeografia no âmbito da ciência geográfica no Brasil, Geografia, Rio Claro, 2002.

TROPPMAIR, H. Biogeografia e Meio Ambiente. Rio Claro, 2002. 5ª Edição.

2 comentários:

  1. Aonde encontro essa bibliografia

    "TROPPMAIR, H. Biogeografia e Meio Ambiente. Rio Claro, 2002. 5ª Edição."

    Não acho mais, se alguém tiver digital mande para mim por favor ou se tiver impresso e quiser vender fale comigo...

    peninhageo@hotmail.com

    ResponderExcluir